Aviso visita.png

Adjori-Paraná-jornais.gif
PALESTRA

Programação do Congresso da Adjori/PR inicia com foco no conteúdo dos jornais do interior

16 Setembro 2017 11:29:01

Neste sábado (16), proprietários, jornalistas e especialistas estão reunidos em Campina Grande do Sul-PR para debater as perspectivas do jornalismo local

Agência Adjori
ALINE.jpg
Foto: Murici Balbinot
Aline Lúcia Deparis, CEO da Maven

A manhã deste sábado começou com debate sobre o papel dos jornais do interior durante o 25º Congresso da Adjori/PR. O primeiro palestrante, jornalista Guilherme Voitch, afirmou que a grande crítica aos jornais de municípios menores é, na verdade, seu motivo de orgulho.

“Quando se pensa em jornal do interior, se critica muito a credibilidade”, diz Voitch. Isto porque o jornal do interior é taxado de fofoqueiro, mas a fofoca, diz ele, fez parte da história da humanidade como ferramenta de união da comunidade.

A fofoca faz parte do jornal do interior “porque é importante retratar o que acontecia na comunidade, reforçar os laços daquela comunidade”, diz Voitch. O grande trunfo deste jornalismo é a proximidade e capacidade de se alinhar com a identidade cultural dos seus leitores e anunciantes.

“O conteúdo é rei”

Na sequência, Aline Lúcia Deparis, CEO da Maven (empresa especializada em tecnologia para conteúdo web e mobile) falou sobre Conteúdo Digital - Novas Experiências e Estratégias.

Segundo ela, “o conteúdo é rei”. Não importa qual o meio que se utiliza para contato com o leitor, mas sim o conteúdo disponibilizado - o grande produto dos jornais. “Precisamos formata-los para cada canal, o conteúdo precisa se complementar e não se substituir”.

Mundo Digital e o Google

O especialista em marketing de web, Gilberto José Pacheco, mostrou como os jornais precisam “conversar” com as facilidades do Google no mundo digital e extrair o melhor para a sua empresa.

Ele afirmou que as facilidades oferecidas por essa ferramenta estão mudando o comportamento humano e que “não estamos preparados para toda essa novidade e que o conteúdo que vai para a internet precisa ser diferente daquilo que está nos impressos, mas que é possível fazer um belo texto e alcançar toda a distribuição possível usando a força do outro”. 

Imagens

PALESTRA 1.jpg
ALINE.jpg


EDITORIAS
logo adjori paraná-rodapé.png

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DO PARANÁ
Rua Professor Duílio Calderari, 1477 Jardim Paulista - Campina Grande do Sul - PR | CEP: 83430-000
(41) 3158 0771 |  contato@adjoripr.com.br