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CONGRESSO

Estratégias para aumentar o faturamento dos jornais encerram programação do Congresso da Adjori/PR

16 Setembro 2017 13:41:37

Roberto Gomes e Roque Lopes deram dicas para ganhar dinheiro com publicações legais e calendário comercial

Agência Adjori

Encerrando a programação do 25º Congresso da Adjori/PR, Roberto Gomes, diretor do grupo CG de comunicação, falou sobre as publicações legais, e como aumentar o faturamento do jornal com isso. “O critério que deve ser levado em conta para distribuição legal é que local e público o jornal atinge, conhecimento dos fatos e atos jurídicos relevantes”, afirma.

Gomes explicou 31 fontes de receitas com publicações legais e suas particularidades, segundo ele uma das principais fontes de renda é o edital de protesto. “Notei que a maioria dos jornais de vocês tem uma ótima relação com o que deve ser o principal anunciante de vocês, que é a prefeitura. Não se enganem, nós precisamos dos políticos”.

Também explicou como deve ser feito o modelo de publicação e o conceito de jornal de grande publicação, que é o que tem serviço de assinaturas e é vendido nas bancas do município em que é editado e distribuído. “Isso quer dizer que os jornais do interior precisam brigar pelas publicações legais em seus jornais”.

Projetos especiais

Roque Lopes, diretor da agência Produtos Editoriais, falou sobre o calendário comercial como fonte de renda para os jornais. “Temos que ficar atentos ao calendário comercial, fazendo cadernos especiais, peças publicitárias. É possível hoje comprar modelos de cadernos já prontos produzidos por agências, o que facilita o comercial do jornal a trabalhar em outras campanhas próprias”.

Ele destaca que deve haver um planejamento do ano para datas especiais, como copa do mundo, aniversários de associações, aniversários de sindicatos, educação para o transito.

Outro ponto importante é a responsabilidade social: “é importante o jornal levantar uma bandeira, isso cria envolvimento com a comunidade também”.

Uma grande oportunidade é o marketing de conteúdo, uma maneira de engajar o público-alvo e crescer sua rede de clientes. “O enfoque não é publicar uma matéria institucional, mas fazer o cliente trazer uma matéria relevante para o leitor do jornal. Isso produz conteúdo, mas destaca o cliente. Essa é a chave”, destaca.

⁠⁠⁠⁠⁠Tendências e possibilidades gráficas para o jornalismo

Lyn Jannuzzi, designer gráfico que já foi editor executivo de Arquitetura e Design da Informação do jornal Gazeta do Povo, palestrou sobre os projetos gráficos dos jornais. ”Se as pessoas do design gráfico não trabalharem desde a concepção da pauta, não funciona. O design começa quando a matéria é pensada. Com essa integração a forma de apurar a matéria muda, a forma de se pensar o material que precisa ser feito muda”.
Ele deu 3 exemplos de redesenhos recentes de jornais impressos. As características em comum são redução de páginas e material mais “enxuto”. “Precisamos de honestidade editorial. Um jornal pequeno não deve tentar parecer com o New York Times, não vai dar certo. Precisa se encaixar em sua realidade e, aí sim, irá entregar um material de sucesso”.

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